Cine Debate aborda uso da maconha para fins medicinais no sábado, 12, na Católica SC em Jaraguá do Sul

O Curso de Direito da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul promove, no sábado, 12, a segunda edição do Cine Debate. Na oportunidade, será exibido o filme “Ilegal – a vida não espera”, a partir das 9h, no auditório da unidade. O evento é gratuito e aberto ao público e são oferecidas 40 vagas, mas é necessário se inscrever aqui.

O filme aborda o uso da maconha para fins medicinais, com histórias de pessoas que lutam contra o preconceito e a burocracia para usar legalmente os remédios que ajudam a aliviar dores crônicas ou crises epilépticas.

De um lado, uma menina de cinco anos com uma forma de epilepsia rara, grave e sem cura. Do outro, uma substância derivada da maconha que acaba com as convulsões da criança. Entre as duas, uma lei que torna o tratamento impossível. “Ilegal” mostra a luta de uma mãe para garantir o direito à saúde para a sua filha – que sofre de uma forma rara de epilepsia, grave e sem cura, e como seu exemplo deu origem a um movimento nacional pela legalização da cannabis medicinal.

O documentário não somente traz a história do dia-a-dia de famílias que lidam com familiares com doenças raras, como também abre o diálogo sobre o tema da maconha medicinal ao expôr o ponto-de-vista de especialistas, médicos, e até mesmo servidores públicos.

O projeto Cine Debate tem como foco principal a exibição de filmes e documentários nacionais e internacionais com temáticas contemporâneas, seguida pelo debate. O objetivo é complementar a formação dos acadêmicos, visando a estabelecer elos de análise entre a cultura acadêmica e a vivenciada.

O Cine Debate é uma das iniciativas promovidas pelo Núcleo de Aprendizagem Colaborativa, implantado no ano passado pelo Curso de Direito da Católica SC em Jaraguá do Sul. O núcleo oferece diversas atividades didáticas gratuitas abertas ao público em geral, com o objetivo de atender estudantes da graduação, profissionais da área que desejam se atualizar ou qualquer pessoa que queira conhecer mais sobre os assuntos propostos.

Clique aqui para se inscrever no Cine Debate do dia 12 de maio